O credenciamento do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) para fazer testes de coronavírus no Estado comprova, mais uma vez, a excelência da instituição.
Assim, a observação é feita pela deputada estadual Cristina Silvestri, que apresentou o pedido de credenciamento na última terça (30), elogiou a decisão rápida do governador Carlos Massa Ratinho Junior em atender a demanda.
O governo foi extremamente sensível em atender esta demanda, em um momento tão delicado como o que passamos hoje. Continuar mandando amostras de pacientes de Guarapuava e Região para Curitiba seria totalmente inviável, sabendo que temos condição de fazer estes testes aqui. Isso nos trará diagnósticos mais rápidos e, consequentemente, um tratamento mais rápido para a nossa população que testar positivo para a doença.
CAPACIDADE AUMENTA EM 120% NO ESTADO
Conforme a parlamentar, a autorização para o credenciamento de novos laboratórios para os exames da Covid-19 consta no decreto estadual 4.261/2020. Além da Unicentro, as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) também serão credenciadas.
Assim, aumenta a condição atual de processamento no Paraná em quase 120%. Hoje, o Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) já tem capacidade de executar até 600 exames por dia. Entretanto, especificamente na Unicentro, os testes serão feitos inicialmente com um aparelho do laboratório-escola do curso de Farmácia.
Porém, está em estudo o uso de um equipamento que pertence ao departamento de biologia. Se for comprovada a viabilidade deste segundo equipamento, a capacidade de exames diários da Unicentro pode subir para 200 testes.
Leia outras notícias no Portal RSN.