22/08/2023
Brasil Cotidiano

Criador do ‘Menino Maluquinho’, Ziraldo morre aos 91 anos

Ziraldo morreu dormindo, em casa, um apartamento no Rio de Janeiro neste sábado (6). Ele também foi chargista, caricaturista e jornalista

Ziraldo (Foto: Divulgação)

Criador do “Menino Maluquinho” e da “Turma do Pererê”, Ziraldo morreu aos 91 anos. Ele morreu dormindo, em casa, um apartamento no Rio de Janeiro neste sábado (6). Além de escritor, Ziraldo também foi chargista, caricaturista e jornalista. A informação da morte do artista foi confirmada pela família.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), onde passou a infância. Mais velho de uma família com sete irmãos, foi batizado a partir da combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo). Leitor assíduo desde a infância, teve o  primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”.

Iniciou a carreira nos anos 1950, na revista “Era uma vez…”. Em 1954, passou a fazer uma página de humor no mesmo “A Folha de Minas” em que havia estreado. Também chargista, caricaturista e jornalista, ele foi um dos fundadores nos anos 1960 do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil.

*Com informações do Portal G1.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.