A rotina de quatro crianças de Candói com deficiência auditiva ganhou um novo compromisso semanal. Isso porque, elas participam de aulas especiais todas as sextas em Guarapuava. A 75 quilômetros de casa, os pequenos se envolvem com atividades de profissionais especializados para reforçar o aprendizado.
Dessa forma, as crianças estão tomando os primeiros contatos com a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) como alunas do Centro de Atendimento à Pessoa Surda (CAS). De acordo com as informações, a língua dos sinais é oficialmente reconhecida no Brasil como meio de expressão dos surdos pela Lei 10.436, criada em 2002.
Conforme a secretária municipal de Educação, Carina Goldoni, as atividades em Guarapuava complementam as aulas especiais que as crianças deficientes auditivas já recebem em Candói. “O atendimento especial é feito durante a semana no Colégio Orni França de Araújo, onde está instalada uma sala multifuncional com diversos recursos de aprendizagem”.
Com práticas dinâmicas e atrativas às crianças, o espaço do CAS em Guarapuava é acolhedor e a interação acontece de forma espontânea. O projeto reúne, assim, deficientes auditivos de diversos municípios da Região.
Para que as crianças se desloquem até Guarapuava, a Prefeitura de Candói tem viabilizado a logística para as famílias poderem levar as crianças até o município vizinho. A iniciativa também tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com Núcleo Regional de Educação.
Leia outras notícias no Portal RSN.