A deputada Cristina Silvestri encaminhou ao Governo do Estado o pedido para que o Laboratório-Escola do curso de Farmácia da Unicentro seja habilitado para testes da Covid-19. Conforme a parlamentar, hoje os testes estão sendo encaminhados ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). Outros quatro laboratórios privados também estão habilitadoS pelo governo.
De acordo com Cristina Silvestri, o laboratório da Unicentro sediado em Guarapuava, tem capacidade para 100 exames por dia. “Essa habilitação nos traria mais agilidade no diagnóstico dos casos de coronavírus, sem a necessidade de mandar os exames para Curitiba ou outras cidades”.
Assim, a deputada observa que para a Região de Guarapuava, que possui mais de 500 mil habitantes, seria uma enorme conquista. Ela citou que a 5ª Regional de Saúde atende 20 municípios. De acordo com informações da Unicentro, a instituição conta com um equipamento apto a fazer os testes.
Além deste equipamento que já está pronto para os exames, a Unicentro possui um segundo aparelho, que pertence ao laboratório do curso de Biologia. A Instituição está testando para ver esse laboratório possui condições de também fazer os testes. Assim, segundo Cristina Silvestri, se a instituição conseguir colocar este segundo aparelho à disposição, sua capacidade de exames diários dobrará.
“Todos estão tentando ajudar como podem e no caso da Unicentro não é diferente. Temos uma instituição renomada, pronta para oferecer seus serviços à sociedade e ajudar no combate ao coronavírus. O diagnóstico rápido é essencial para o Estado intensificar seus esforços no atendimento clínico daqueles que estiverem doentes”.
Leia outras notícias no Portal RSN.