22/08/2023
Geral Guarapuava

Cristina Silvestri anuncia a construção do destacamento da PM em Entre Rios

imagem-130635

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – A deputada estadual Cristina Silvestri anunciou mais uma conquista para a Região Central do Estado, desta vez no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. Acompanhada de lideranças locais, a parlamentar se reuniu com o diretor do DER do Paraná, Nelson Leal Junior, e recebeu a confirmação da revitalização do asfalto da PR-540, que liga as cinco tradicionais comunidades suábias, e também a construção de uma ciclovia interligando as colônias Jordãozinho, Vitória e Cachoeira.

Após participar de outra audiência, na Secretaria da Segurança Pública, Cristina Silvestri assegurou a construção da sede própria do destacamento do 16º Batalhão da Polícia Militar na Colônia Vitória, em Entre Rios, que há muito é esperada. A obra já tem dotação orçamentária, no valor de R$ 807.752,79, e está em fase de licitação para escolha da empresa construtora.

"O destacamento e a ciclovia são reivindicações que se estendem há 30 anos e agora estamos colocando todo o nosso empenho para que sejam efetivamente concretizados", salientou a deputada, lembrando que, além de requerimentos oficializados através da Assembleia Legislativa, foi pessoalmente diversas vezes às Secretarias de Estado para reiterar a importância dessas benfeitorias.

Segundo a parlamentar, o diretor do DER assegurou que as obras de restauração asfáltica e de sinalização na PR-540 terão a qualidade necessária para comportar o intenso tráfego de veículos, leves e pesados. A rodovia faz conexão com a área rural e industrial de Entre Rios com a PR-170, que absorve todo o fluxo de carga agrícola de vários municípios da Região.

Justamente por essas características, a construção da ciclovia interligando as colônias tornou-se emergencial para facilitar a circulação de trabalhadores que vão ao serviço de bicicleta, e também para servir como opção de esporte e lazer para a população em geral. O estilo europeu das colônias suábias (povo remanescente do antigo Império Austro-Húngaro) é um convite para passeios ciclísticos em meio à natureza e às lavouras, numa das áreas com maiores índices de produção e produtividade rural do Brasil. "A ciclovia é uma obra útil em todos os sentidos, e a revitalização do asfalto, indispensável", observou a parlamentar.

A exemplo da reunião no DER, Cristina Silvestri foi à Secretaria da Segurança Pública acompanhada dos vereadores de Guarapuava, Valdemar Santos, Celso Costa e do representante da Cooperativa Agrária, Sérgio Cacilho. A conversa foi com o chefe de Gabinete da Secretaria, Roberto Milaneze.

Cristina Silvestri destacou que a dotação de recursos financeiros e a licitação da construtora são garantias plenas de que a sede da Polícia Militar será definitivamente construída. Ela mencionou os benefícios que serão conquistados – a possibilidade de aumento do efetivo policial e as melhores condições de trabalho dos soldados, com mais espaço e área para abrigar equipamentos. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.