A deputada estadual Cristina Silvestri (PP) destacou nesta sexta (28), o sucesso histórico de Guarapuava e Região, ao lembrar a parceria público-privada que possibilitou a construção do Aeroporto Regional. E como consequência, a operação de voos diretos para Campinas/SP. Ela enfatizou a importância de manter a conexão com Curitiba.
Isso, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pela Azul Linhas Aéreas, que resultaram no corte de várias linhas, incluindo a de Guarapuava. De acordo com a deputada, é essencial que a população compreenda a dificuldade de reverter essa decisão no curto prazo. Isso, dada a crise enfrentada por uma das maiores empresas aéreas do Brasil.
Cristina ressaltou que, apesar da situação atual, o Governo do Paraná deve honrar o compromisso e buscar manter a linha com Curitiba até que o setor aéreo se recupere.
Torcemos pela reabilitação do quadro econômico geral do País e que as melhorias no Aeroporto de Guarapuava continuem sendo feitas sempre que necessárias.
Ela lembrou ainda que a realidade de Guarapuava mudou com a construção do Aeroporto Regional. Projeto esse gerado na gestão do então prefeito Cesar Silvestri Filho (PP), com apoio de entidades, empresários e do mandato dela. “Saímos do nada para muito, com voos diários, sempre procurados, que foram diminuindo de acordo com a situação enfrentada pela empresa”.
RECURSO
Conforme o alinhamento entre a Prefeitura e a Câmara em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), há previsão de recursos para o setor. De acordo com o Projeto de Lei 09/2025, estão previstos R$ 250 mil para a ampliação do aeroporto.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Na noite dessa quinta (27), uma audiência pública chamada pelo deputado Fábio de Oliveira (Pode), debateu a necessidade de modernizar a estrutura aeroportuária. A intenção é aumentar o número de voos comerciais e adequar o terminal ao transporte de cargas. A proposta busca transformar Guarapuava em um polo regional de logística, facilitando a conexão com outros centros e impulsionando setores como a indústria, o agronegócio e o turismo.
Autoridades, empresários e representantes do setor aéreo se reuniram no auditório do Centro Universitário Campo Real para discutir a ampliação da infraestrutura e as oportunidades de crescimento logístico e econômico da Região.
Leia outras notícias no Portal RSN.