*Reportagem com vídeo
A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) saiu em defesa dos produtores de leite. Integrando a Frente Parlamentar instituída na Assembleia Legislativa do Paraná, a deputada lembra que o Estado é o terceiro maior produtor nacional desse produto. De acordo com a deputada, a produção estadual é de 3,9 bilhões de litros por ano.
Segundo o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, esta produção é obtida por 110 mil produtores, dos quais 86% são pequenos, com até 250 litros por dia. No cenário federal, o Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo. “Temos mais de 1 milhão de produtores, que geram quatro milhões de empregos diretos. A atividade leiteira está presente em mais de 98% dos municípios brasileiros”.
Entretanto, segundo Cristina Silvestri, o setor está sendo prejudicado pela importação desleal de lácteos. “Enquanto o produtor nacional não tem subsídio algum, países vizinhos têm incentivo para vender seus produtos aqui. Precisamos acabar com as regras que facilitam a importação de leite e valorizar a produção nacional”.
Todo o meu apoio aos nossos produtores de leite, que estão passando pela maior crise já vivenciada pelo setor. Com os altos custos de produção e a baixa no preço do leite, a atividade está correndo o risco de entrar em colapso.
Entre as demandas defendidas pelos produtores, conforme a parlamentar, estão a volta da taxação para a importação de leite, em especial o leite em pó. Assim como a fixação de cotas para as importações no Mercosul. E ainda a proibição da reidratação do leite em pó e maior fiscalização das questões sanitárias do produto vindo de fora. *Veja o vídeo:
Leia outras notícias no Portal RSN.