Cultura abre nova fase de inscrição para programa de formação

Etapa é destinada aos municípios com saldo de vagas. Podem se inscrever dirigentes públicos de cultura, servidores, artistas e produtores culturais

Cultura abre nova fase de inscrição para programa de formação (Foto: Seec)

Está aberta nova fase de inscrição para os cursos do Programa de Capacitação e Formação em Cultura com foco nos municípios que possuem saldo de vagas. Podem se inscrever dirigentes públicos de cultura e servidores ou cargos em comissão vinculados à área da cultura. Além disso, artistas e produtores/agentes culturais. As inscrições on-line estão abertas até 5 de junho.

De acordo com a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a distribuição de vagas nessa segunda etapa será inversamente proporcional à procura de vagas na primeira fase de inscrições. “Isso para universalizar o acesso a todos os municípios. Dessa forma, conseguimos garantir aos municípios que não tiveram inscrições, que tenham pelo menos uma vaga assegurada”.

Conforme a Agência Estadual de Notícias, mais da metade das vagas foram preenchidas em 148 municípios na primeira etapa, de 5 a 11 de maio. Para esta fase há 1420 vagas em 251 cidades para os cursos de Introdução às políticas públicas culturais no Brasil (384 vagas); História da Arte: vanguardas europeias – século XX (526 vagas). E por fim, Semiologia e Cultura: a fotografia e o cinema (510 vagas). Confira as informações completas sobre cada curso aqui.

(Foto: Ina Plavans/Divulgação Seec)

SELEÇÃO

Após o credenciamento, o gestor municipal de cultura observará alguns critérios para validar as inscrições, como o perfil profissional do candidato. Se necessário, o dirigente poderá solicitar ao candidato o currículo ou portfólio para esta validação, além da ordem de inscrição no sistema (ranking de chegada).

Na sequência, o candidato recebe e-mail da equipe do programa informando o resultado da inscrição e também pode conferir pelo Sistema de Informação da Cultura (SIC.Cultura) com login e senha. Conforme a Cultura, os aprovados também recebem e-mail de confirmação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com orientações para iniciar o curso.

Entretanto, se o candidato selecionado e aprovado desistir de fazer o curso antes do início das aulas, é importante informar ao gestor municipal de cultura para que a vaga seja disponibilizada a outros interessados.

(Foto: Iakov Filimonov/Divulgação Seec)

REALIZAÇÃO

De acordo com a Agência Estadual, o Programa de Capacitação e Formação em Cultura é promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência-Geral da Cultura. Tem parceria com o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa. E ainda com a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Diretoria de Assuntos Culturais.

SERVIÇO

Inscrições abertas para o Programa de Capacitação e Formação em Cultura
De 27 de maio até 23h59 de 5 de junho
Cursos: Introdução às políticas públicas culturais no Brasil; História da Arte: vanguardas europeias – século XX e Semiologia e Cultura: a fotografia e o cinema.

Municípios com vagas (251): Clique aqui
Inscrições: http://www.sic.cultura.pr.gov.br
Mais informações: http://www.cultura.pr.gov.br

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

FIQUE ATENTO AO PRAZO

Portaria estabelece até 2021 para informar uso de recursos hídricos

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

BAZAR BENEFICENTE

'Vidas por Vidas' promove bazar agendado todos os dias em Guarapuava

Comentários