22/08/2023


Geral

Decisão sobre transporte público depende de planilhas em Guarapuava

O anuncio da desoneração do ICMS do óleo diesel anunciada nesta segunda feira (06) pelo governador Beto Richa e que beneficia também o transporte público de Guarapuava, pode não ser suficiente para fazer o preço das passagens diminuírem. De acordo com a concessionária do transporte coletivo de Guarapuava, Pérola do Oeste, em Nota Oficial à imprensa, “toda desoneração que visa conter os custos do sistema de transporte coletivo é bem- vinda, porém o impacto dessa medida será calculado na planilha dos custos. Vale lembrar que em dezembro de 2012 a Pérola do Oeste solicitou ao município, gestor do sistema, uma nova análise do preço da tarifa. Tal análise ainda não aconteceu.”

Ainda segundo a Nota, “infelizmente, a isenção desse imposto é se quer suficiente para anular os efeitos do aumento no preço do diesel nos últimos 12 meses. A concessionária reforça que outros insumos impactam para inflacionar o preço da tarifa. Um exemplo são os custos com pessoal que entram em negociação para o um reajuste neste mês de maio, quando ocorre a data-base da categoria. Por fim, a Pérola entende que medidas como essas são capazes de conter a tarifa, mas está atenta aos fatores que inflacionaram o preço da passagem nos últimos 12 meses.”

A Rede Sul de Notícias, em contato com a assessoria de imprensa da concessionária, recebeu a informação de que até o momento não houve uma manifestação por parte da Prefeitura para discussão sobre as duas planilhas de custo, a da empresa e a da própria administração, que está em fase de execução.

Ainda segundo a assessoria de imprensa da Pérola do Oeste, não há como prever o valor das passagens, uma vez que a discussão entre a concessionária e o Município ainda não ocorreu. “Por enquanto são especulações”, afirmou a assessoria.

Matérias relacionadas:

https://portalrsn.com.br/noticia.aspx?id=51064
https://portalrsn.com.br/noticia.aspx?id=51021

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo