22/08/2023
Guarapuava

"Denúncia pública" do CRM contra Dr. Antenor entra no debate eleitoral

imagem-118366

Da Redação

Guarapuava –  A “censura pública” do Conselho Regional de Medicina (CRM) contra o médico Antenor Gomes de Lima, por distribuição indiscriminada de atestados médicos, entrou no debate político entre os candidatos a prefeito em Guarapuava e já repercute na Justiça Eleitoral. O assunto foi tratado num dos programas do candidato Luciano Gago (Nova Guarapuava), onde ele afirma que uma de suas propostas para os problemas da saúde do Município é a implantação de um “programa rigoroso de fiscalização” do atendimento à população e cita como exemplo negativo, a decisão do CRM contra Dr. Antenor (Guarapuava é a gente que faz). 
No começo da fala, Luciano Gago faz críticas diretas ao candidato à reeleição, Cesar Silvestri Filho, afirmando que “os avanços na nossa cidade não tiveram força para resolver os graves problemas do nosso povo, que são muitos”. Ele afirma que “dinheiro a Prefeitura tem de sobra”, mas o que falta “é fiscalização”, e faz menção “à bandeira vermelha” para enfatizar que é preciso “punir” o médico que deixa o paciente na fila de espera, “e vai pra casa fazer política pensando apenas nele mesmo, distribuindo atestado (médico) a torto e direito, gerando prejuízos para nossas empresas e também para o serviço público”.

REPRESENTAÇÃO

A assessoria jurídica de Dr. Antenor entrou com representação eleitoral contra Luciano Gago, acatada em partes e em caráter liminar pelo juiz Bernardo Fazolo Ferreira, pedindo  direito de resposta e a suspensão da veiculação do programa na televisão. O juiz concedeu apenas a retirada do programa e deixou para decidir o direito de resposta quando analisar o mérito do pedido. 

A denúncia pública está baseada em dois dispositivos do Código de Ética Médica – o artigo 80, que dispõe sobre “expedir documento médico sem ter praticado ato profissional que o justifique, que seja tendencioso ou que não corresponda à verdade”; e o artigo 87, “deixar de elaborar prontuário legível para cada paciente”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.