Depen recebe novos equipamentos

Os investimentos somam R$ 22 milhões

(Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) recebeu do Governo do Estado nesta quarta feira (8), novas armas, rádios comunicadores e veículos de escolta. A entrega, no Palácio do Iguaçu, contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.  Os investimentos somam R$ 22 milhões, com recursos oriundos do próprio Estado e também do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

O investimento tem como objetivo equipar e modernizar o sistema prisional do Paraná. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN). O pacote contempla 2,8 mil pistolas, 40 fuzis, 1,7 mil rádios comunicadores digitais com sistema próprio de interoperabilidade e capacidade de interlocução entre cidades diferentes, além de 10 caminhões modelo F4000 para o transporte de presos.

“O Estado é para investir naquilo que é prioridade, no caso a segurança dos agentes penitenciários. A violência se vence com inteligência e a presença física de policiais. Sonho com o dia em que nossos agentes parem de abrir cadeado para mexerem com software, seguros, sem contatos com os presos”.

“Há um ano nossos agentes não tinham uma arma funcional, agora terão armas para defesa pessoal. É mais segurança para uma profissão de alto risco”, completou Francisco Caricati, diretor do Depen. Os veículos e rádios comunicadores serão distribuídos para todas as regionais onde o Depen possui unidades penais.

Os armamentos serão destinados, em parte, ao Serviço de Operações Especiais (SOE), grupo de elite que atua em situações de crise, e também aos demais agentes, que receberão pistolas para o uso na modalidade de cautela, ou seja, quando não estiverem no local de trabalho.

Relacionadas

AJUDA URGENTE

'Vidas por Vidas' faz rifa solidária para não fechar as portas

TURISMO RELIGIOSO

Caminho da fé: estações da Via Sacra estão em fase final de construção

SONHO REALIZADO

Governo regulamenta terras de pequenos produtores em Candói

Comentários