Depen transfere presos entre Irati, PIG e Cadeia Pública de Guarapuava

Depen pretende deixar na cadeia de Irati, presos do seguro, como estupradores por exemplo. Na PIG, os condenados. E no cadeião, os provisórios

Depen transfere presos entre Irati, PIG e Cadeia Pública de Guarapuava (Foto: Depen/PR)

O Depen – Departamento Penitenciário do Paraná faz nesta sexta (20), a transferência de 29 presos da Cadeia Pública de Guarapuava para a Penitenciária Industrial de Guarapuava – a PIG. Além disso, 75 presos da Penitenciária Industrial de Guarapuava estão sendo levados para a Cadeia Pública de Irati. E da Cadeia Pública de Irati, dois presos vão para a PIG e 31 para o cadeião de Guarapuava.

De acordo com o Depen, pretende-se reunir na Cadeia de Irati, apenas os presos da ala do seguro, que são aqueles que correm risco de morte, como é o caso de estupradores. A transferência, prioriza desse modo que na Cadeia de Guarapuava fiquem apenas presos provisórios. E que na PIG, como deve ser, somente os presos condenados.

Entretanto essa não é a primeira transferência desse tipo este ano. No dia 30 de julho, o Depen transferiu presos de Pitanga para Guarapuava, com exceção dos que estavam na ala conhecida como ‘seguro’. O mesmo ocorreu com os presos de Manoel Ribas. Desse modo, 48 mulheres que estavam presas em Guarapuava foram transferidas para a cadeia de Pitanga, junto com outras seis que estavam presas em Manoel Ribas, transformando a cadeia pública de Pitanga em unidade exclusivamente feminina.

DUAS UNIDADES DE ‘SEGURO’

Em contrapartida, o presídio de Manoel Ribas se transformou em unidade somente para presos que correm risco de morte, assim como está ocorrendo agora com Irati. O Depen busca fazer a individualização da pena, e ainda oportunizar trabalho e renda para os condenados da PIG e da PEG UP.

Participaram da operação Policiais Penais da Equipe Alfa, GSI Base de Guarapuava, Setor de Escolta e Transporte de Guarapuava e Francisco Beltrão. Além disso, do SOE Base de Francisco Beltrão e do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Guarapuava. A transferência ocorreu sem problemas, segundo a regional do Depen em Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

RESCALDO

Diretório Municipal do PT agradece votos conquistados em Guarapuava

AVANÇO DA COVID-19

Em 23 dias, casos ativos de covid-19 em Guarapuava aumentaram 220%

TRÂNSITO

Rua XV de Novembro é revitalizada com nova sinalização em Guarapuava

Comentários