22/08/2023


Geral

Depois de adiamentos, começam os julgamentos do Carandiru

Nesta segunda-feira (15), após dias de adiamentos, deve começar em São Paulo, o primeiro dos quatro júris do massacre do Carandiru. No episódio foram mortos 111 detentos, na invasão de 02 de outubro de 1992, para conter a rebelião dos detentos. Os réus que vão a júri respondem em liberdade pela morte de 15 dos mortos.

A previsão é que o julgamento aconteça hoje, Fórum da Barra Funda, Zona Oeste da capital. A sentença deverá ser conhecida em até duas semanas por causa da quantidade de réus e testemunhas.

Por causa de um pedido da defesa, o júri tinha sido adiado em janeiro, para saber se a Polícia Técnico-Científica conseguiria, duas décadas após as mortes, fazer uma perícia de confronto balístico nas armas apreendidas com os PMs e nos projéteis retirados dos corpos das vítimas. A resposta foi negativa. O adiamento mais recente ocorreu na segunda-feira passada, quando uma jurada passou mal e obrigou o juiz a marcar outra data.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo