Depois do escândalo envolvendo a espionagem do governo dos Estados Unidos a presidente Dilma, outros documentos ultrassecretos mostram que a Agência de Segurança Nacional (NSA) americana teria espionado a maior empresa brasileira a Petrobras. Os documentos foram mostrados durante a exibição do programa Fantástico da Rede Globo.
Outro documento, uma apresentação ultrassecreta, feita pela NSA em maio do ano passado, serveria para treinar novos agentes no passo a passo para acessar e espionar redes privadas de computador, as redes internas de empresas, governos e instituições financeiras, redes que existem justamente para proteger informações.
Os papéis sigilosos foram expostos pelo ex-analista da NSA, Edward Snowden. Ele teria vazado esses milhares de documentos em junho passado. Atualmente ele está asilado na Rússia.
Em nota da Agência de Segurança Nacional americana afirma ao jornal The Washington Post, usando asteriscos para ressaltar que o Departamento de Defesa, ao qual a NSA está ligada, não faz espionagem econômica de nenhum tipo, incluindo o cibernético.