22/08/2023
Cotidiano

Depois de três anos, iniciam-se obras das marginais

Da redação (com assessoria) –  Depois de três anos de reivindicação feita pela Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), as obras das marginais da BR-277 começaram a ser executadas. 
Em 2008, com a união de outras sete entidades, a Acig pediu o apoio do deputado Cezar Silvestri (PPS) para conseguir recursos para as obras,assegurados por emenda parlamentar viabilizada pelo deputado.
Entre as entidades signatárias do ofício que pleiteou recursos para as marginais estavam, além da Acig, a Agência de Desenvolvimento Evolut, Unicentro, Cacicopar, Fiep, Câmara dos Vereadores e Concejug (Conselho de Ética, Cidadania e Justiça de Guarapuava). Quando o dinheiro foi liberado, o prefeito Fernando Ribas Carli tentou desviar o recurso optando pela pavimentação na avenida Pedro Carli. Nova intervenção foi feita por Silvestri que "amarrou" o recurso para as obras das marginais, entrando com mais uma emenda, desta vez de bancada, no valor de  R$ 5 milhões.

O presidente da Acig, Valdir Grigolo disse que "apesar da morosidade" do  processo, "ficamos satisfeitos em ver que as obras estão em andamento. É um investimento que contribuirá muito para o desenvolvimento de Guarapuava”.
De acordo com Grigolo, as marginais vão melhorar o acesso às empresas que ficam às margens da BR 277. “O escoamento da produção será aperfeiçoado, a entrada da cidade ficará mais organizada e reduzirá o risco de acidentes”.
O investimento, anunciado é de cerca de R$ 1,5 milhão. As marginais serão construídas apenas no trecho de concessão da Caminhos do Paraná, depois do viaduto sentido Curitiba. A obra deve ter em torno de 2,7 quilômetros de extensão.
O industrial Célio Cunha, ex-presidente da Acig, possui uma empresa que fica nas margens da BR-277, no distrito CDI. “As obras vão beneficiar a toda população, principalmente às empresas que margeiam a rodovia. Temos ali algumas preocupações, como a questão da segurança dos trabalhadores e do aspecto visual da entrada da cidade”, disse ele.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.