22/08/2023
Agronegócio Paraná

Deputada pede ação do Estado para garantir direitos de produtores

Deputada Cristina Silvestri sai em defesa de proprietários rurais contra entrada de indígenas como ocorreu em Terra Roxa e agora em Guaíra

Cristina Silvestri, deputada (Foto: Ascom/gabinete parlamentar)

A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) se uniu ao Sistema Faep/Senar em solidariedade aos produtores rurais de Guaíra, no extremo-oeste do Paraná. A intervenção ocorre porque indígenas entraram numa propriedade na segunda (15). De acordo com a deputada, em nota ela e o Sistema Faep/Senar cobram uma “atitude condizente” do governo do Estado e do Judiciário, em respeito à garantia constitucional de direito à propriedade.

A área em questão tem cerca de 250 hectares e está coberta de plantio, na Localidade de São Domingos. Conforme o Sindicato Rural de Guaíra, cerca de 30 indígenas entraram na propriedade e agiram com violência. Houve agressão a pauladas no filho do proprietário. Cristina Silvestri advertiu para uma nova escalada de violência no campo, lembrando que esta é a segunda invasão de indígenas nas últimas semanas. A primeira foi em Terra Roxa.

Os indígenas têm direito à terra, conforme o novo Marco Temporal, com limites na Constituição de 1988. Os produtores rurais não podem ficar sujeitos à insegurança jurídica e a ações violentas. É dever do Estado agir para que os direitos sejam preservados.

De acordo com a nota, o Sistema Faep/Senar-PR ressalta que a passividade do poder público em controlar as invasões tem servido de incentivo para que novos grupos se formem. Ainda, a entidade pede que o Marco Temporal, que ratifica que as demarcações de terras indígenas seja cumprido, para que os produtores rurais tenham segurança jurídica. “O Sistema Faep/Senar-PR e o Sindicato Rural de Guaíra estão prestando atendimento aos produtores rurais da Região”.

REFORÇO NA SEGURANÇA

A Secretaria de Estado da Segurança Pública vai reforçar o policiamento em Terra Roxa, na região Oeste do Estado. Nos últimos dias houve invasão a uma propriedade privada e protestos em relação a conflitos fundiários. A fazenda fica próxima a uma área demarcada de responsabilidade da União.

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, vai participar de uma reunião nesta quarta (17) na cidade sobre a situação. O encontro deve reunir também representantes da Funai, Incra, Justiça Federal, Polícia Federal, Batalhão de Fronteira, Prefeitura de Terra Roxa, Ministério Público, sociedade civil e outros órgãos que estão debruçados na questão.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.