DER orienta sobre compra antecipada de passagens de ônibus para fim de ano

Guarapuava – As festas de final de ano que começam na próxima semana levam muitos paranaenses ao interior, a outros estados e ao litoral do Paraná. Se a opção do deslocamento for o ônibus, é necessário realizar a compra das passagens de ida e volta com antecedência. A orientação é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) responsável pela regulamentação e fiscalização das empresas que prestam serviços de transporte entre os municípios do Paraná.
A programação dos passageiros garante não apenas a viagem nos dias e horários desejados, mas também a previsão de demanda das empresas para oferecer um serviço de qualidade.
“Não podemos esquecer também que se as empresas sabem quantos passageiros esperar, elas atendem a sua demanda com carros extras, se necessário. Isso nos previne também da atuação dos clandestinos, que oferecem preços mais baixos sem nenhuma garantia”, explicou o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot.
O DER lembra que a lista das empresas autorizadas a prestar serviços regulares e de fretamento pode ser encontrada no site www.der.pr.gov.br. Apenas estas possuem registro junto ao Departamento e inspeção de veículos e exigência de documentos que garantem a segurança da viagem.

OUTRAS DICAS – O setor de Transporte Comercial do DER recomenda ainda que os passageiros informem-se e evitem dias e horários de maior movimento, especialmente na rodoviária de Curitiba que acontece às sextas-feiras à noite. Cuidados extras com a segurança das bagagens, bolsas e documentos devem ser tomados nas vésperas de Natal e Ano Novo.
No dia do embarque é preciso chegar pelo menos 15 minutos antes ao terminal. É imprescindível portar os documentos e saber como se deve proceder para viajar com crianças.
Em caso de dúvidas ou reclamações sobre os serviços das empresas, os usuários podem entrar em contato com o DER pelo telefone 0800 41 0158 ou pelo email reclame@der.pr.gov.br.

FISCALIZAÇÃO – A partir do dia 8 de janeiro, início das atividades da Operação Verão do Governo do Estado, 54 agentes de fiscalização do DER irão intensificar os trabalhos nas rodovias que levam ao Litoral e à Costa Oeste do Paraná. Os fiscais estarão atentos aos veículos e aos registros para coibir o transporte irregular de passageiros.

Relacionadas

BOLETIM COVID

Saúde de Guarapuava já contabiliza mais de 1.100 casos de covid-19 em janeiro

EDUCAÇÃO

PR é exemplo de prevenção na aplicação da prova do Enem, diz ministro da Educação

INÍCIO DE VACINAÇÃO

Enfermeira é a primeira a receber a vacina no Brasil

Comentários