22/08/2023


Geral

Desconhecimento sobre a lei e falta de confecção, trava cardápio em braille

Restaurantes, lanchonetes, hotéis, clubes, casas de shows e similares descumprem uma lei municipal que obriga esses locais a ter cardápio em braille. A lei está em vigor desde o ano passado e agora os proprietários tem apenas mais 10 dias para cumprirem a exigência legal, conforme determinação do Procon. Quem desrespeitar será multado. "O prazo para o cumprimento da lei acabou no dia 31 de julho de 2012. Agora vamos informar os proprietários e estes terão 10 dias para cumprir", disse o coordenador do Procon em Guarapuava, o advogado Alfeu Kramer.

De acordo  com empresários do setor, a grande dificuldade, porém, está na confecção dos cardápios e na divulgação da lei. "A gente não sabe onde procurar", disse o dono de um restaurante da cidade que pediu para não ser identificado.

"Que eu saiba ainda não temos esse cardápio diferenciado", afirmou Pierre Kluber, de outro restaurante em Guarapuava.

Muitos locais consultados pela Rede Sul de Notícias disseram desconhecer a lei municipal. "Não estamos sabendo que existe essa lei em Guarapuava. A Câmara cria leis e não divulga", diz o proprietário de um hotel da cidade.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo