Da Redação
Guarapuava – Fadiga, febre, mal estar, dificuldade para engolir… São alguns dos sintomas da caxumba, doença transmitida por um vírus e que está assustando os guarapuavanos em 2016. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do ano, o município já registrou 509 casos, número muito maior que os 75 casos registrado durante todo o ano passado.
A caxumba é uma infecção viral contagiosa, que afeta as glândulas parótidas – um dos três pares de glândulas que produzem saliva. As parótidas estão situadas entre as orelhas e à frente delas. A caxumba é muito mais comum em crianças, e pode afetar uma das glândulas ou as duas. As complicações da caxumba são raras, e geralmente acontecem quando a pessoa contrai a doença na vida adulta.
COMO PREVENIR
De acordo com a enfermeira-chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Chayane Ternopolski, uma das formas mais eficazes de prevenir a doença é tomando a vacina. Chayane orienta que as pessoas verifiquem suas carteirinhas de vacinação e em caso de não ter tomado a vacina, deve-se procurar um posto de saúde para receber a dose.
Outras orientações importantes são manter os locais sempre arejados, lavar as mãos com frequência e evitar contato e não compartilhar talheres com pessoas doentes.