O desembargador Altino Pedrozo dos Santos será empossado nesta sexta-feira, dia (6), às 18h, como novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) para o período de 2013-2015. A sessão solene acontece no auditório Pedro Ribeiro Tavares, na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 528, no Centro de Curitiba. Na mesma cerimônia, assume a vice-presidência do tribunal a desembargadora Ana Carolina Zaina e, como corregedora, toma posse a desembargadora Fátima Teresinha Loro Ledra Machado.
Paulista do município de Tanabi que escolheu o Paraná para viver e trabalhar – é cidadão honorário de Londrina e Goioerê – o desembargador Altino Pedrozo dos Santos ingressou no Judiciário há 25 anos, por concurso. Como magistrado, atuou em Toledo, Londrina e Curitiba, e foi convocado por duas vezes para o Tribunal Superior do Trabalho (entre 2000 e 2002 e entre 2004 e 2006), além de ter sido conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na gestão 2007-2009.
Em seu plano de gestão, elencou oito objetivos principais, que podem ser resumidos na excelência da prestação dos serviços, com foco nas pessoas e busca permanente da duração razoável dos processos e efetividade das decisões dos magistrados. O desembargador propõe ainda a melhoria contínua do clima organizacional e da acessibilidade às instalações do TRT-PR, comunicação clara e transparente, investimento em tecnologia, promoção da saúde ocupacional interna e excelência na gestão orçamentária.
Antes da posse da nova administração, assumem, às 16h, os novos presidentes das sete Turmas do TRT-PR e da Seção Especializada. A transmissão de cargo da presidente Rosemarie Diedrichs Pimpão a seu sucessor eleito será às 18h, acompanhada por execução musical da Banda da Aeronáutica.
Confira, abaixo, um breve resumo do currículo dos novos administradores da Justiça do Trabalho do Paraná.
Altino Pedrozo dos Santos
Paulista de Tanabi, formou-se em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, de Marília, São Paulo.
É especialista em Direito pela Universidade de Castilla-La Mancha, na Espanha.
Ingressou na magistratura em 1988.
Como juiz titular do trabalho atuou em Toledo, Londrina e Curitiba.
Em 1998 foi promovido, por merecimento, para o TRT-PR.
Foi juiz convocado pelo Tribunal Superior do Trabalho entre os anos de 2000 e 2002 e entre 2004 e 2006.
Foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na gestão 2007/2009.
Foi professor concursado de Prática de Processo Civil na Universidade Estadual de Londrina, de 1986 a 1990.
Atuou como advogado, de 1976 a 1988, assessor técnico e jurídico da Câmara Municipal de Goioerê, de 1977 a 1979, e assessor Jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertanópolis, de 1981 a 1988.
Foi condecorado pela “Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho”, concedida pelo TST, e “Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Juiz Ari Rocha”, do TRT-MG.
É cidadão honorário das cidades de Londrina (PR) e Goioerê (PR).
Ana Carolina Zaina
Curitibana, formada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba.
É mestre pela mesma faculdade – hoje Unicuritiba.
Ingressou na magistratura em 1987.
Atuou como juíza substituta na capital e no interior do Paraná e como juíza titular em Cascavel e Curitiba.
Tomou posse como desembargadora do tribunal em março de 2001.
É vice-diretora da Escola Judicial e presidente da Comissão Socioambiental do TRT-PR.
É colaboradora da Faculdade de Direito de Curitiba e da Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Fátima Teresinha Loro Ledra Machado
Natural de Cachoeira do Sul (RS), formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1986. No mesmo ano, entrou como técnica judiciária no Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina.
Ingressou na magistratura em 1987.
Em setembro de 1989 foi promovida a juíza titular, atuando em Foz do Iguaçu, Londrina, Paranaguá e Curitiba.
Tomou posse como desembargadora no tribunal em março de 2001, pelo critério de antiguidade, com 37 anos de idade e 14 anos na Magistratura do Trabalho.