22/08/2023
Cotidiano

Desinteresse da Prefeitura revolta sem-tetos no Industrial

imagem-40865

O desinteresse da administração municipal de Guarapuava em solucionar o problema de cerca de 100 famílias sem-teto que ocuparam duas  áreas no Bairro Industrial onde estão desde a sexta-feira (20) está gerando a revolta do movimento. As famílias entraram em duas áreas e já fazem a divisão do terreno. A ocupação aconteceu pela demora da Secretaria Municipal de habitação em dar um retorno ao apelo dos moradores que estão na fila para conseguir a casa própria já há anos.
“As famílias pediram para que as duas áreas fossem loteadas legalmente e que fossem vendidas pra nós por um preço justo, mas foram recebidas pelo secretário com desinteresse e grosseria”, disse Luiz Antonio Vissentin, presidente da Associação de Moradores do Xarquinho. Mesmo após a ocupação nenhum funcionário da Prefeitura esteve no local até esta quarta-feira (25).

De acordo com Vissentim, a ocupação aconteceu por iniciativa das famílias que não suportam mais pagar aluguel. “Não há nenhum líder ou grupo político que tenha incentivado o movimento. Surgiu da própria necessidade das pessoas”, afirmou à REDE SUL DE NOTÍCIAS.

As duas áreas estão localizadas próximas a indústrias e a Escola Total. A Prefeitura diz que são áreas de proteção ambiental,  uma espécie de  "cortina verde", separando o bairro e o complexo industrial. Contudo, a população local reclama que o terreno não passava de um “lixão” onde animais mortos e lixos eram despejados, criando inúmeros problemas aos moradores, como o mau cheiro e também grande quantidade de insetos e de ratos.

Luiz ainda afirma que o matagal que existia no local, atraia vários bandidos que buscavam se esconder da policia, e que até mesmo estupros vinham acontecendo na região.

O que as 100 famílias que estão nas duas áreas desejam é que os terreno do município sejam legalizado e vendido por um valor que seja possível pagar. Um abaixo-assinado está sendo feito e será entregue ao secretário Francisco Andreatta, da Habitação.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.