22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Desvio de energia em Guarapuava chega a 26 mil kWh

Equipes da Energisa fizeram195 inspeções entre janeiro e outubro com objetivo de combater furtos e fraudes de energia elétrica

Técnico fiscaliza imóvel (Foto: Energisa)

A Energisa Sul-Sudeste tem reforçado os trabalhos de combate às práticas criminosas de furto e fraude de energia elétrica. De janeiro a outubro deste ano, as equipes da concessionária inspecionaram 195 imóveis suspeitos de furtos e fraudes de energia elétrica.

De acordo com o levantamento, em Guarapuava, a quantidade de energia desviada entre janeiro e outubro foi de 26.942 kWh. Esse desvio, conforme a concessionária, seria suficiente para abastecer 158 famílias durante um mês inteiro. As irregularidades foram constatadas após inspeções em situações suspeitas em imóveis como residências, comércios, nas áreas urbanas e rurais.

Energisa vistoria e encontra irregularidade (Foto: Energisa)

De acordo com o coordenador de Medição e Combate a Perdas de Energia, Sidney Aparecido Lucio Souza, do aspecto financeiro, os prejuízos ultrapassam R$ 24,7 mil somente nesse período.

Vale lembrar que os clientes regulares também são impactados no bolso, já que a legislação prevê que os prejuízos da energia desviada sejam divididos na fatura dos demais clientes.

Por isso, a comunidade deve denunciar qualquer suspeita de furto ou fraude de energia elétrica que possa estar ocorrendo na vizinhança. A identidade do denunciante será mantida em total anonimato. Basta acessar www.energisa.com.br na aba Serviços On-line > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou falar gratuitamente pelo telefone 0800 70 10 326.

Do ponto de vista operacional, Sidney expõe que a rede de distribuição da Energisa é dimensionada para atender a demanda energética dos clientes regulares. Qualquer intervenção irregular no sistema elétrico pode ocasionar sobrecarga e prejudicar a qualidade do fornecimento da energia.

Em uma ligação clandestina, por exemplo, a pessoa acessa a rede da distribuidora sem nenhum preparo ou equipamento adequado. O risco de um choque elétrico é grande e, além da fatalidade, o interventor ainda pode provocar um incêndio de grandes proporções, causando danos a toda a vizinhança.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.