O Departamento de Trânsito do Paraná inaugurou nesta semana uma nova forma de falar de educação para o trânsito com seus usuários. O programa Conexão Detran, uma série de vídeos voltados especialmente para o ambiente online, já está disponível no site da autarquia e reúne temas como direção defensiva, motociclistas, equipamentos de segurança para transporte de crianças e os perigos de dirigir embriagado.
“Nossa ideia era abordar os assuntos de forma completa, mas rapidamente, com linguagem fácil e ágil. A preocupação foi ter uma edição moderna e dinâmica, usando códigos de internet. Com isso, conseguimos falar ao visitante da nossa página, que clica em busca de informação sobre serviços e procedimentos, para que ele tenha também acesso a conteúdos educativos”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
O site do Departamento (www.detran.pr.gov.br) recebe, em média, 2 milhões de visitas todos os meses. Em 2013, foram mais de 23,7 milhões de acessos registrados. Além do site, o programa em breve estará disponível no canal do Detran no youtube (Detran PR) e no facebook (www.facebook.com/DetranPR).
TEMAS
Os primeiros vídeos do Conexão Detran abordam os chamados grupos de risco no trânsito. Falam aos motociclistas, por exemplo, que estão envolvidos em cerca de 70% dos acidentes registrados no Brasil. “A diferença é que o motociclista está numa posição bem mais frágil que o condutor de um carro. Os acidentes com motos costumam ser mais graves”, explica o programa.
No vídeo sobre como transportar crianças, o foco foi o uso dos equipamentos de segurança. “Crianças de zero até um ano, ou peso até 13 quilos, devem usar o Bebê Conforto. Crianças de um até quatro anos de idade vão nas Cadeiras de Segurança e crianças com peso de 18 até 36 quilos devem ser transportadas nos Assentos de Elevação”, diz o vídeo.
Para falar sobre direção defensiva o programa faz um convite e chama o motorista para fazer o simulado de conhecimentos teóricos do Detran. A ferramenta, muito usada por candidatos à primeira habilitação, está disponível em www.simulado.detran.pr.gov.br e é uma boa forma de testar até mesmo os motoristas mais experientes.
Por fim, no programa sobre os perigos de beber e dirigir, a palavra de um especialista: “O risco de morte nas primeiras 24 horas depois de um acidente é maior para feridos que ingeriram bebida alcoólica. O álcool é um forte depressor do Sistema Nervoso Central. Por isso, quem bebe e pega o volante tem os reflexos prejudicados, reage de forma lenta e perde a noção de distância”, alerta o médico Dirceu Antônio Silveira.
Os vídeos foram elaborados pela Secretaria de Estado da Comunicação Social para o Detran, com produção da Soma Cine TV.