Dezenas de cães aguardam uma família no canil de Guarapuava

Para adotar um amigo, basta ir até o Canil Municipal de segunda a sexta, das 13h às 17h. Mas para adotar um animal é necessário atender pré-requisitos

Mais de cem cães aguardam adoção no Canil de Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Mais de 100 cães aguardam adoção no Canil Municipal de Guarapuava. Após o processo de castração em massa feito pela prefeitura em cães do canil, 150 fêmeas se tornaram aptas à adoção. No entanto, a procura pelos animais tem sido baixa e poucos deles ganharam o tão esperado lar.

O médico veterinário responsável pelo canil, Eros de Souza Ferreira, explicou que apesar dos animais receberem atenção e cuidados no local, este não é o lugar ideal para eles.

Os cães são animais dedicados aos donos e constroem laços fortes de amor e carinho. Eles precisam ter quem proteger e estar por perto. São uma companhia que pode nos ajudar nos momentos e realidades mais adversas.

Desse modo, quem tiver interesse em adotar um amigo, basta ir até o Canil Municipal de segunda a sexta, das 13h às 17h. Além disso, estão disponíveis os telefones (42) 3624-6246 ou (42) 3624-2214. O Canil Municipal fica na fica na Estrada do Rocio, próximo ao aeroporto.

Conforme a Secom, vale destacar que a equipe do Canil Municipal segue todas as recomendações de prevenção à covid-19 como distanciamento, uso obrigatório de máscara, uso de álcool em gel, entre outras.

ADOÇÃO RESPONSÁVEL

Para adotar um animal é necessário atender alguns pré-requisitos que garantem a viabilidade da adoção, como ter mais de 18 anos e se responsabilizar pela vida inteira do animal por meio de um termo de compromisso que garante o cuidado e bom tratamento.

Além disso, é importante reiterar ainda que o abandono e maus tratos de animais é crime. A denúncia é legitimada pelo Artigo 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e do Artigo 164 do Código Penal.

Assim, a pena prevista pelo Artigo 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Já a pena prevista pelo Artigo 164 do Código Penal é de detenção, de 15 dias a 6 meses, ou multa. Em ambas, ocorre a perda da guarda do animal. Por fim, maus tratos e abandono devem ser denunciados pelo 156.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

INVESTIMENTO

Primeiro moinho da Agrária inspira Centro de Eventos em Entre Rios

POLÍTICAS PÚBLICAS

Secretaria da Mulher anuncia nova parceria para o combate à violência

COVID-19

Dois casos de covid-19 foram confirmados em Guarapuava nesta quarta (12)

Comentários