Muitos não sabem, mas no dia 15 de julho comemora-se o Dia Internacional do Homem no Brasil. Diversos países como Austrália, Índia, Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia, entre outros, também comemoram hoje, diferente da data firmada por Dr. Jerome Teelucksingh, criada em 1999, em que tal solenidade seria em 19 de novembro.
A sua criação tem como objetivo promover a saúde do homem, buscar igualdade entre gêneros, enfatizar conquistas e melhorias trazidas pelo gênero masculino em diversos aspectos que envolvem sociedade e família.
Para o jornalista Mario Raposo Júnior é necessário um dia especial. “Eu acho que é importante ter um dia do homem. Parece que as pessoas dão mais valor ao dia da mulher, dia das crianças e o homem fica ‘desvalorizado’. É legal dar essa importância pra gente também”.
Mas tem aqueles que ainda desconhecem a data comemorativa, como a administradora de empresas, Andréia Camargo. “Eu não conhecia o Dia do Homem, ou seja, nem imaginava que era hoje. No entanto é uma forma de medir a importância que eles tem para nós e também de comparar o dia do homem com o dia da mulher. Não vemos tantas propagandas nem nenhum homem recebendo flores”.
Para o radialista Diego Caetano não é uma data com tanto significado. “Acho que não tem uma real importância, o homem normalmente não liga pra essas datas e comemorações, mas sempre é bom ser lembrado, mesmo que muitos não tenham motivos para serem agradecidos”.