22/08/2023
Geral

Dilma critica preconceito contra cubanos

A presidente Dilma Rousseff criticou hoje (28) os que têm preconceito contra a presença dos médicos cubanos no Brasil através do programa Mais Médicos. De acordo com a Agência Brasil, em entrevista a rádios de Minas Gerais, presidente ressaltou que há também médicos de outros países no Brasil, além de Cuba. Ainda de acordo com a agência, a presidente reiterou que os estrangeiros só estão no Brasil para desempenhar o trabalho que os médicos brasileiros não querem fazer.    

Na ultima terça feira (27), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) solicitou à Procuradoria Geral do Trabalho a investigação da relação de trabalho dos profissionais que atuarão pelo Mais Médicos. A entidade alega que o fato de os médicos não revalidarem os diplomas vai causar restrição de locomoção, o que, segundo a entidade, é uma das características do trabalho escravo.

Nas regras do governo, todos os profissionais do Mais Médicos receberão uma espécie de “bolsa formação” pelo serviço nas regiões carentes. Não haverá contrato de trabalho. O Ministério da Saúde é favorável à concessão de pagamento por intermédio de bolsa porque os médicos farão uma especialização na atenção básica ao longo dos três anos de atuação no programa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.