22/08/2023
Comunidade Cotidiano Guarapuava

Diocese de Guarapuava determina mudanças em atividades religiosas

A partir desta quinta (19) mudanças restringem público nas celebrações e alguns serviços ficam suspensos. Semana Santa também sofreu alterações

celebração páscoa 2018 3

Diocese de Guarapuava determina mudanças em atividades religiosas (Foto: Pascom/Catedral NSB)

Diante da realidade da pandemia do Coronavírus (COVID-19), o bispo da Diocese de Guarapuava, se reuniu nessa quarta (18) com o Conselho Presbiteral. Assim, a partir das orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Regional Sul da CNBB – Paraná, bem como dos demais órgãos civis competentes e autoridades sanitárias, dos governos Federal, Estadual e Municipal, foram determinadas mudanças nas atividades religiosas.

Conforme a assessoria de imprensa da diocese, as determinações valem para padres e fieis das paróquias (matrizes e comunidades) da diocese nos próximos 30 dias. Entre as determinações, ficou estabelecido que as celebrações de missas devem ser mantidas. Entretanto, desde que não ultrapassem o número recomendado de presenças: 50 pessoas.

Assim, aos demais fieis aconselha-se que acompanhem a missa pelos meios de comunicação. Já para as celebrações de casamento, os noivos vão ser contatados para que repensem a data do matrimônio ou restrinjam os convidados ao número de até 50 pessoas. Ficou determinado que celebrações de batismo sejam canceladas. Entretanto, se houver impossibilidade absoluta, que sejam feitas conforme as exigências quanto ao número de participantes.

O documento ainda determina o cancelamento de confissões em mutirões. Cerimônias fúnebres devem seguir horário combinado com os padres, evitando horários próximos ao sepultamento. Observe-se ainda, o lugar e número de pessoas. Momentos devocionais como novenas, terços, vias-sacras, vigílias, grupos de oração e demais atividades podem ser feitas, desde que não ultrapassem o número recomendado de 50 pessoas e com os devidos cuidados com a higiene e ventilação.

Entretanto, festas, almoços, jantares, chás, retiros, acampamentos, formações e outros eventos foram cancelados. estão suspensas as catequeses: Batismal, Primeira Eucaristia, Crisma, pré-matrimonial e para adultos.

SEMANA SANTA

De acordo com a determinação da Diocese de Guarapuava, durante a Semana Santa, devem ser seguidas as mesmas orientações quanto à restrição ao número de pessoas participantes e recomendações quanto à higiene e ventilação.

No Domingo de Ramos, estão suspensas as procissões de Ramos. Sugere-se aos padres que façam as bênçãos dos ramos em celebrações restritas e os distribua aos fieis, evitando aglomeração. Já na Quinta-feira Santa, a missa dos Santos Óleos será celebrada, exclusivamente com os padres. Os fieis poderão acompanhar a transmissão via internet e rádio. Na celebração da Ceia do Senhor, o rito do lava-pés será omitido. A adoração deve ocorrer com pequenos grupos.

Além disso, na Sexta-feira Santa, a adoração ocorrerá até 14h em pequenos grupos. A ação litúrgica das 15h também será celebrada de forma restrita. E ainda: ficou determinado que seja omitido o beijo da cruz e substituído pela genuflexão e/ou profunda reverência. Conforme a diocese, no Sábado Santo, a Vigília Pascal será celebrada também com restrição de pessoas. Se possível, essa celebração será transmitida pelos meios de comunicação.

A diocese ainda determinou mudanças nos cumprimentos, na comunhão e no ambiente dentro das igrejas. Por fim, o expediente paroquial deverá ser cumprido normalmente. Todas essas determinações valem pelos próximos 30 dias, ou seja, até 19 de abril, quando, então serão determinadas novas orientações. O documento com todas as determinações para padres e fieis da Diocese de Guarapuava pode ser acessado aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.