Será lançado nas próximas semanas, pelo Ministério da Educação um programa para tentar melhorar o desempenho de alunos e professores nas disciplinas de matemática, física, química e biologia, válidas no ensino médio e no superior.
De acordo com o próprio governo federal, as quatro matérias são as que mais apresentam problemas de qualidade. Para isso, uma das ações será a oferta de pós-graduação em universidades federais e privadas a professores que lecionam as disciplinas nas escolas públicas de ensino médio.
Assim, o certificado garantirá aumento salarial ao docente (progressão na carreira), mas só será concedido se houver a comprovação de que seus estudantes melhoraram efetivamente. Essa é uma exigência inédita em programas federais de educação.
A forma de avaliar a evolução dos estudantes não está definida. O docente reprovado poderá refazer o curso. O número de professores participantes do programa dependerá da adesão dos Estados, já que o país tem cerca de 250 mil docentes de ensino médio em matemática, física, química e biologia, segundo os últimos dados do governo.