22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Paraná

Dívidas com o Detran passam a ser parceladas por meio de cartão

Débitos poderão ser parcelados em até 12 vezes. Medida deve ser implantada em todo o Estado até o final do ano

Multa por ultrapassagem perigosa e racha sobe para R$ 1.915,40.Foto: Detran

Os paranaenses poderão quitar multas e outros débitos relacionados a veículos, como IPVA e licenciamento, por meio dos cartões de crédito e débito. A medida foi autorizada pela governadora Cida Borghetti nesta segunda feira (5) e começa a ser implantada na próxima semana, em Curitiba, e deverá chegar a todo o Estado até o final do ano, em 27 pontos diferentes.

(Foto: Ascom/Detran)

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), o parcelamento poderá ser feito em até 12 vezes em negociação direta do devedor com as operadoras de cartões. Estas empresas, por sua vez, ficam responsáveis pela quitação da dívida, à vista, junto ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A iniciativa atende a resolução 736/18, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e a portaria 149/18, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O diretor-geral do Detran, Marcello Panizzi, informou que só em 2018 foram calculados mais de R$ 300 milhões em débitos no Detran-PR. “Pretendemos recuperar cerca de 60% desses valores aos cofres públicos”, explicou ele, reforçando que o procedimento possibilita parcelar os débitos referentes a multas devidas ao Detran e, também, qualquer processo de veículos, como IPVA e licenciamento.

NA PRÁTICA

Luiz Claudio Sacramento, vice-presidente da PinPag, empresa credenciada a coordenar a implantação do sistema no Paraná, explicou que a negociação das dívidas poderá ser feita presencialmente com as empresas de cartões em postos de atendimento do Detran.

“O usuário terá a opção de parcelar suas dívidas de 2 em até 12 vezes, dependendo do valor do débito. Serão aceitas as principais bandeiras como Visa, Master, Elo, Diners e Amex. A intenção é implantar o sistema gradualmente em todo o Estado”, disse.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.