Divulgada a programação da Festa de Nossa Senhora de Belém

Da redação – Em virtude da comemoração do dia da padroeira de Guarapuava, Nossa Senhora de Belém, a diocese municipal divulgou os eventos que ocorrem em homenagem a santa – este ano também se comemoram os 200 anos da criação da primeira igreja em Guarapuava.

Do dia 24 ao dia 1º ocorrem as novenas, sempre às 19 horas. No dia 2, o bispo diocesano Dom Antonio Wagner da Silva realiza uma missa solene em homenagem a padroeira às 9h30 – na oportunidade haverá ainda a benção das velas e uma procissão. Às 12 horas ocorre o almoço e a tarde é a vez do bingo, além das tradicionais barracas que estarão abertas ao público servindo bolo, pastel e espetinho. As comemorações se encerram às 19 horas com uma missa de ação de graças.

Mais informações sobre os festejos podem ser requisitadas pelo telefone 3623-1282.

História

A imagem de Nossa Senhora de Belém chegou a Guarapuava pelas mãos de Laura Rosa da Rocha Loures. Durante muitos anos a festa da padroeira foi o maior acontecimento na cidade. Fazendeiros de várias compareciam às novenas, missa, procissão e festa. Os tradicionais leilões também atraíam muita gente, tendo como itens principais produtos originários das fazendas como leitões, perus, galinhas, abóboras, conservas de codornas e perdizes e doces caseiros.

O responsável pela criação da primeira igreja em Guarapuava foi o padre Francisco das Chagas Lima. Ele também organizou o núcleo urbano da cidade a partir da construção da igreja – no local hoje encontra-se a catedral Nossa Senhora de Belém. Em 1818, foi criada a paróquia de mesmo nome. Alem dela, Guarapuava tem mais 14 paróquias e comunidades.

Com informações da Diocese de Guarapuava

Foto: divulgação

Relacionadas

PANDEMIA DA COVID-19

80ª morte por covid-19 é confirmada em Guarapuava

PANDEMIA

Saúde divulga Nota Orientativa sobre prevenção de variantes do coronavírus

MAIS CHUVA

Última semana de janeiro será de tempo instável em Guarapuava

Comentários