22/08/2023


Geral

Do céu, os acordes de João Górski

imagem-49773

PAULO ESTECHE

João Zigmundo Górski ensinou uma lição: viver para a família, para a esposa, para os filhos. Compartilhou com eles suas maiores conquistas, e a alegria foi a maior delas. Uma felicidade contagiante na hora de contar histórias, de tocar violino, de um almoço especial no domingo, de acariciar os netos e as netas e dedicar-se a eles como uma missão de vida.

Natural de Guarani das Missões, uma colônia polaca quase na divisa do Rio Grande do Sul com a Argentina, "Seo" João veio para Guarapuava a convite do concunhado Dr. Frederico Virmond para trabalhar no Hospital Santa Tereza. Exerceu diferentes funções, cuidando da farmácia, do arquivo, da portaria. Como bom gaúcho, não havia "tempo quente" para aquele senhor. Inesquecíveis seus olhos verdes combinando com o sorriso largo e o sotaque polonês misturado ao "l" puxado do rio-grandense.

João Górski deixou seu corpo na tarde desta quinta-feira, em Guarapuava, aos 93 anos. Estava junto dos filhos Gildo, Nára, Fábio e da esposa Lila. Em seus últimos dias, preparou-se para a partida. Teve o amor familiar em todos os momentos.

Fica o exemplo de pai, avô, sogro. Vai ser bom ter lembranças do "Seo" João. As saudades serão grandes, mas o amor a sua memória certamente suplantará a dor pela falta que ele fará. E do céu, os acordes de um violino continuarão a embalar nossos sonhos, como era do seu desejo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo