Dois filhotes de onça-pintada nascem na reserva de Itaipu, no Paraná

Macho e fêmea são saudáveis e pesam cerca de 3,5 quilos

Dois filhotes de onça-pintada nasceram na reserva de Itaipu, no Paraná. O nascimento foi anunciado pelo Refúgio Biológico Bela Vista, do lado brasileiro da Usina Hidrelétrica de Itaipu. As onças são uma fêmea melânica, de pelugem negra, e um macho pintado.

De acordo com o veterinário da empresa, Zalmir Cubas, os filhotes nasceram entre os dias 1º e 2 de junho. Mas foi necessário aguardar alguns dias para pesar, medir e implantar chips de identificação nos filhotes, sem estressar a mãe.

“Eles são saudáveis e pesam cerca de 3,5 quilos, mas ficarão separados do pai, para que possam ganhar peso e enfrentar com tranquilidade essa primeira fase de desenvolvimento”.

Onças vão permanecer reclusas com a mãe por mais três meses, para ganhar peso. (Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional)

FAMÍLIA

Os filhotes são irmãos da Cacau, que nasceu em 2016, com a chegada da fêmea Nena à reserva, trazida de outra instituição. Na época, os profissionais buscavam uma parceira para o macho Valente, então com nove anos. Nena, que é pintada, logo gerou dois filhotes melânicos como Valente. Porém, apenas Cacau, sobreviveu e está com três anos.

O veterinário acredita, que desta vez os dois filhotes devem desenvolver. “A Nena agora é uma mãe experiente e está mais zelosa com os filhos”.

Com a chegada dos novos integrantes, a equipe da reserva de Itaipu começa a estudar a possibilidade de desenvolver um programa de repovoamento da espécie, no bioma da Bacia do Rio Paraná.

“É um programa que envolveria várias instituições e precisa de boas matrizes para ter início. Por isso, esses novos indivíduos podem se tornar reprodutores”.

Atualmente, o local mantém apenas os três animais adultos e os filhotes. Porém, em poucos dias Cacau deve deixar o lado brasileiro e seguir para a reserva paraguaia de Itaipu. Segundo o veterinário, esse intercâmbio é necessário para que a reprodução não aconteça entre os indivíduos consanguíneos.

Relacionadas

NOVA 'EXPLOSÃO'

'Explosão da covid-19': Guarapuava confirma 110 casos e a 30ª morte

NÃO ACABOU

5ª Regional perde posto de menor índice de contaminação do PR

LUTO

Diego Maradona morre aos 60 anos em Tigre, na Argentina

Comentários