22/08/2023
Cotidiano

Domingo de Ramos abre Semana da Páscoa

imagem-70140

A festa móvel cristã, celebrada religiosamente um domingo antes da Páscoa deve reunir milhares de fiéis em diferentes paróquias de Guarapuava neste domingo (13), o tradicional Domingo de Ramos.

Nesta ocasião se comemora a entrada triunfal de Jesus de Nazaré em Jerusalém, onde chegou montado em um jumento (que simboliza a humildade) e o povo empunhando folhas de palmeiras clamavam em alto e bom som: “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”, lançando mantos e pequenos ramos de árvores aos seus pés.

A programação para este Domingo de Ramos em Guarapuava será a seguinte:

Catedral Nossa Senhora de Belém – Não haverá missa das 7h e 10h30. Ás 9h a Procissão de Ramos sai de frente ao Hospital São Vicente de Paulo em direção à Catedral.

Paróquia Santa Cruz –  Ás 10h a Procissão acontece nas proximidades da Igreja. Na sequência será realizada a missa celebrada pelo Bispo Emérito da Diocese de Guarapuava, Dom Giovanni Zerbini.

Paróquia Santa Terezinha –  A Santa Missa tem início às 9h, na rótula da Avenida Moacir Silvestri, onde encontra-se a imagem do Santo Arnaldo Janssen (próximo à Havan), reunindo fiéis da matriz e de todas as comunidades. Daí partirá a Procissão rumo à igreja.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bonsucesso – Acontece uma celebração às 9h.

Paróquia São João Bosco, na Vila Carli –  as três comunidades dessa paróquia se encontram, às 9h, ao lado do Posto de Saúde da Vila Carli, onde seguem em Procissão até a Comunidade São Domingos Sávio, no Jardim Dona Ângela, onde haverá celebração.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro Primavera – A Procissão acontece nas proximidades da Igreja, seguida de missa às 9h.

Paróquia Divino Espírito Santo, na Vila Bela – A Procissão inicia às 9h. No período da noite, a partir das 19h, acontece uma encenação da Paixão e Morte de Cristo, ao lado do Ginásio de Esportes.

Paróquia Santos Anjos, do Bairro São Cristovão – Às 8h30, a Procissão sai do Colégio Rui Virmond Marques, rumo a igreja, onde será celebrada a missa.

Paróquia São Pedro e São Paulo, no Bairro Xarquinho – Cinco setores da Paróquia se reúnem e partem em Procissão para a Igreja, onde acontecerá a celebração de Ramos.

Paróquia Bom Jesus, no Jardim Pérola do Oeste – A Procissão sai das quadras esportivas do Trianom às 9h rumo a igreja onde acontecerá a celebração.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sai às 8h30 da Igreja seguindo para o Campo do Pavão, local onde será celebrada a missa.

Paróquia São Luiz Gonzaga, no Morro Alto –  Celebrações às 08h30 e às 19h30.

Em caso de chuva algumas programações poderão ser alteradas, informa a Diocese.

No Domingo de Ramos também acontece, em todas as paróquias, a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto dos fiéis para a Campanha da Fraternidade.

Do valor arrecadado, 60% é destinado para o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade. Esses fundos existem para contribuir para a melhoria das condições de vida de muitas pessoas e priorizam ações de formação de agentes de mudanças baseado nos princípios da construção coletiva de conhecimentos da realidade.

Neste ano a Campanha da Fraternidade de 2014 está trabalhando, em sua reflexão no tempo quaresmal, o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. Segundo a Igreja, não só os católicos, mas todos os homens e mulheres de boa vontade estão sendo convidados a estudar, ler, refletir, rezar e escolher as ações para erradicar as práticas contra a dignidade do ser humano, em suas diferentes modalidades: trabalho forçado, exploração sexual, tráfico de órgãos, tráfico de crianças e adolescentes.

Com esta Campanha, a Igreja pretende identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas, e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.