22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Doses da vacina pentavalente chegam segunda (16) nas UBS’s

As doses serão distribuídas nas 33 salas de vacinas das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e do Cisgap, com exceção das urgências e UBS Feroz

vacina-12-scaled

Doses da vacina pentavalente chegam segunda (16) às UBS’s de Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A partir de segunda (16), pais ou responsáveis podem levar seus bebês para tomar a dose da vacina pentavalente, que assegura a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, haemophilus e hepatite B. Entretanto, serão enviadas para o município 750 doses. O Ministério da Saúde é o único fornecedor dessa imunização.

Assim, as doses serão distribuídas nas 33 salas de vacinas das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e do Cisgap, com exceção das urgências e UBS Feroz. Os bebês devem tomar a vacina pentavalente aos dois meses, aos quatro meses e aos seis meses de idade.

Conforme a chefe de Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade, essa é uma das primeiras vacinas da vida das crianças e as protege contra doenças que podem afetá-las pela vida toda. “É preciso que os pais se atentem para que as crianças tenham todas as vacinas estejam em dia. Por isso, orientamos que procurem as unidades mais próximas da sua casa e imunizem seus filhos”.

Para a vacinação, é necessário apresentar a carteira de vacinação e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). O horário de atendimento nas unidades é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Por fim, no Cisgap, o atendimento é feito das 7h às 11h15 e das 13h às 16h45.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.