22/08/2023
Cotidiano

Dr Frederico deixa exemplos de vida

imagem-98618

Cristina Esteche

Guarapuava perde um dos exemplos de altruísmo, dedicação, prifissionalismo, persistência. O médico Frederico Virmond  morre aos 94 anos de idade, após ver garantida  a continuidade do trabalho da sua vida: o Hospital Santa Tereza.

Dr Frederico é natural de Guarapuava, formou-se pela Universidade Federal do Paraná, possuia doutorado -, talvez o primeiro de Guarapuava, e era filho de família que participou da colonização dos campos guarapuavanos.

O único de quatro filhos a  seguir carreira na Medicina, formou-se pela Universidade Federal do Paraná em 1948, defendeu tese em Doutorado e depois de exercer a profissão por 14 anos em Guarani das Missões, região missioneira do Rio Grande do Sul, colonizada por poloneses,  após se casar com Irene Warpechowski, voltou para a sua cidade para realizar um grande sonho: construir um hospital e com recursos próprios.  Já em Guarapuava, Frederico Virmond viu a possibilidade de concretizar outra meta: transformar o Santa Tereza num hospital referência em ciência médica, e foi assim que ele decidiu construir um prédio maior, com vários andares, dotado de centro de pesquisa e auditório para conferências na área médico-hospitalar. O filho mais velho, que leva o seu nome, Frederico, seguiu a carreira do pai e assim fizeram netos e sobrinhos. Alcebíades, o Gugus, e Lawrence, além do genro João Carlos Haick e netos administram o hospital e a atual Associação de Saúde Frederico Keche Virmond.

Hoje o Santa Tereza conta com uma estrutura de um prédio de nove pavimentos com mais de 220 leitos, serviços de UTI, urgência, emergência, psiquiatria, maternidade e cirurgias eletivas. 

O vácuo deixado pela morte prematura da filha fez com que dr. Frederico se afastasse da administração dos negócios e do exercício da medicina. Mas o sonho concretizado continou em pé, entre acertos e  desacertos administrativos, comuns a quaisquer empreendimentos familiares, prestando um serviço a um universo de cerca de 500 mil habitantes, a maioria usuária do Serviço Único de Saúde, o SUS. Milhares de vida foram salvas, com certeza, pelo atendimento recebido no Santa Tereza.

Após muitos anos de luta, mas com o comprometimento dos administradores, médicos, funcionários, lideranças políticas e voluntários, finalmente o Santa Tereza, a partir da Associação de Saúde Frederico Keche Virmond, foi reconhecido como hospital filantrópico, permitindo a continuidade do atendimento. Mais uma vitória do Dr. Frederico.

Recentemente, a Assembleia Legislativa do Paraná reconheceu o trabalho do médico e concedeu a ele uma menção honrosa, proposta pelo deputado estadual Bernardo Carli.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.