22/08/2023
Educação

Editora lança livro sobre História Agrária

imagem-3950

Guarapuava – A Editora Unicentro apresentou o livro “História Agrária: propriedade e conflito”, organizado pelos professores Oséias de Oliveira (foto), Márcia Menendes Motta e Beatriz Anselmo Olinto, resultado de debates do 3º Colóquio de História Agrária, ocorrido em 2008, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
A obra, que foi elaborada tanto por profissionais reconhecidos, como por novos pesquisadores, tem objetivo de integrar os diversos trabalhos e ampliar o debate sobre o tema. Os organizadores explicam que o livro analisa questões como o silenciamento de grupos humanos, a deterioração da identidade e o engajamento político transposto na linguagem, bem como, a depreciação das visões, usos e posse das terras de trabalhadores rurais, indígenas, ex-escravos, colonos, entre outros.
O livro conta com 19 artigos. Entre os autores, merecem destaque: Angelo Alves Carraram, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Marco Antonio Both da Silva, doutorando em História na Universidade Federal Fluminense (UFF); Marina Monteiro Machado, bolsista de doutorado do CNPq; Paulo Pinheiro Machado, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Sônia Regina Mendonça, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq; Vanderlei Vazelesk Ribeiro, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Além do integrantes do Núcleo de Referência Agrária da UFF: Márcia Maria Menendes Motta (coordenadora), Elione Silva Guimarães, Carlos Leandro da Silva Esteves, Francisco Eduardo Pinto e Francivaldo Alves Nunes.
Mais informações na Editora Unicentro, pelo telefone (42) 3621-1019.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.