Cristina Esteche
O vereador Edony Kluber (PSD) é o novo secretário executivo do Município. O anúncio oficial deve ser feito na próxima semana pelo prefeito Cesar Silvestri Filho. A informação foi antecipada à Rede Sul de Noticias pelo atual titular da pasta, o ex-vereador Nélio Gomes da Costa. Ele disse que deixa o cargo público para cuidar das atividades empresariais. Porém, continua no grupo politico liderado pelo prefeito. “Continuo sendo fiel ao prefeito Cesar Filho e à deputada Cristina Silvestri”.
Nélio Gomes da Costa assumiu a Secretaria Executiva já no primeiro dia de mandato do atual prefeito. Foi um dos primeiros nomes anunciados por Cesar Filho para a nova administração.
A saída de Edony Kluber da Câmara de Vereadores, após ter vencido o mandato como presidente da Mesa Executiva, vem sendo ensaiada desde o final de 2014. Várias especulações giraram em torno do seu nome sobre qual seria o futuro dentro da administração municipal. Edony chegou a iniciar a transição na Secretaria Municipal de Saúde, local que se disponibilizou a assumir. Entretanto, dois impasses venceram se colocaram no meio do do caminho. O primeiro foi a recusa do suplente do PSD Gilson Moreira da Silva, o Gilson da Ambulância. Edony propunha a permanência de dois assessors seus no gabinete, impedindo que Gilson nomeasse os seus. A proposta não foi aceita pelo suplente que exigia o seu direito de nomear pessoas do seu relacionamento. O outro, e que foi fator determinante para o recuo do vereador, foi a ameaça de condenácão por improbidade administrativa num caso em que ele [Edony] era secretário de administração do ex-prefeito Vitor Hugo Burko. O julgamento no Tribunal Regional Federal (TRF), porém, anulou o caso, mas Edony não assumiu.
Com a inocência decretada na ação de improbidade, o vereador foi convidado para substituir Nélio na Executiva, uma espécie de Secretaria de Governo. A proposta foi aceita.
Edony Kluber também já respondeu pela Secretaria durante um dos mandatos de Burko.