22/08/2023
Política

Eduardo Campos aborda equilíbrio federativo em palestra intermediada por Artagão Júnior

imagem-53027

O deputado Artagão Júnior, presidente da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), intermediou a palestra “Equilíbrio Federativo e Desenvolvimento Sustentável” proferida pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, seguida de debate, nesta quinta-feira (23). A palestra, que foi o principal evento do penúltimo dia da XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, em Recife (PE).

Eduardo Campos falou dos avanços do país nos últimos anos, como a estabilidade financeira, “o acesso ao crédito e todo o processo de inclusão que permitiu o Brasil acelerar o seu crescimento. Em 1994, 60% da população pertenciam às camadas mais pobres; hoje, 60% pertencem às camadas de maior renda. Já vi muito político falando mal do Bolsa Família em auditórios chiques, mas defendendo a transferência de renda na hora da eleição”, argumentou, ponderando que “as filhas do Bolsa família não podem ser as mães do Bolsa Família”.

Ele defendeu a luta permanente para que o país continue diminuindo as desigualdades sociais. “O Nordeste abriga 28% da população e representa 50% das classes mais pobres do país. A região contribui com apenas 13,5% do PIB”, ponderou.

O governador apresentou dados de seu governo em Pernambuco, que vem reduzindo significativamente a violência com o programa “Pacto pela vida”. O índice de homicídios no estado diminui 34%, o melhor resultado do país.

 

Pacto Federativo

Eduardo Campos voltou a defender o Pacto Federativo. De acordo com ele, não há como melhorar os serviços públicos sem essa ruptura. “Os Estados e municípios precisam de mais recursos. “Em 1985, a União repassava 80% das suas receitas aos Estados e Municípios. Hoje, compartilha cerca de 36%. Precisamos desconcentrar os recursos, e tudo isso nos leva ao debate sobre o Pacto Federativo”, reforçou.

A Conferência termina nesta sexta-feira (24), com mais duas palestras. O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Ricardo Nicolau, faz apresentação sobre “Gestão legislativa com a implantação do CCOTI e Certificação ISO 9.000, 14.000 e 18.000”. Em seguida, Clayton Conservani faz palestra sobre “Limites extremos”. A eleição da nova diretoria da Unale para 2013/2014 encerra o evento.

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo