Em Guarapuava, nas escolas municipais o aluno que tem dificuldade de aprendizagem agora tem atenção especial. Um projeto inédito, o ‘Aprende+’, teve planejamento de forma a recompor conteúdos a crianças que não conseguem acompanhar as demais em sala de aula.
De acordo com o vereador e secretário municipal de Educação, Pablo Almeida, esse problema decorre também da pandemia. Para que nenhum aluno saia prejudicado, esse reforço ficou agendado para ocorrer os sábados, das 8h às 10h. Um avaliação de professores seleciona seis alunos por professor.
A intenção é fazer com que todos tenham condições iguais de acompanhar os conteúdos, sem, no entanto, prejudicar o andamento das matérias. Sabemos que a educação básica, como já diz, é a base do aprendizado, do desempenho de qualquer pessoa. Por isso, a nossa meta é avançar sempre na qualidade de ensino.
Conforme a diretora do Departamento Pedagógico, Ana Paula Werzel da Rocha, as aulas já estão em andamento desde 13 de maio. Estão envolvidos alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos, em diversas escolas de Guarapuava. Os estudantes são selecionados pela defasagem de aprendizagem demonstrada nas atividades diárias, sondagens e avaliações feitas por professores regente e corregente.
As turmas podem ser mistas, seguindo as prioridades e necessidades de cada aluno. Quando há necessidade, a direção da escola, bem como integrantes da equipe pedagógica podem desenvolver tarefas e dinâmicas com os estudantes.
“Sabemos que o segredo para o sucesso dos alunos na vida escolar é a união entre a escola e a família. Por isso, pedimos aos pais para que se comprometam conosco e levem os alunos para as aulas aos sábados”.
O ‘Aprende+’ surge há menos de uma semana do lançamento do programa ‘Crer&Ser’ que implanta a educação empreendedora, a tecnologia e a inovação, na grade curricular.
Leia outras notícias no Portal RSN.