*Reportagem com vídeo
Projetos que não estão sendo vistos mas que estão mudando a realidade da educação municipal vão ganhar um novo formato em Guarapuava. No próximo dia 18 de maio, às 14h no Teatro Municipal ‘Marina Karam Primak’, a Secretaria Municipal de Educação lança o programa ‘Crer&Ser’.
De acordo com o vereador e secretário Pablo Almeida (Podemos), voltada à educação empreendedora e à inovação, a proposta é agregar os projetos implantados na Secretaria da Educação (SEED) há dois anos e meio. “Fomos criando projetos com várias pontas. Agora é preciso juntar todas num único programa para que sirva como base e inspire outros municípios”. Outra ideia é dar suporte para o próximo prêmio ‘Prefeito Empreendedor’.
Durante esse período, conforme Pablo, alunos da rede municipal de ensino, desde os centros de educação infantil até as quintas séries aprendem de forma lúdica. Ele se refere às aulas de português e matemática, disciplinas básicas, por meio ‘gamificação’.
Ou seja, a participação e o comportamento da turma ganham impulso com ferramentas que os alunos “simplesmente adoram”. E essa metodologia, de acordo com Pablo, começa já na educação infantil. ‘As crianças apendem iniciação científica brincado. O resultado é mostrado no ‘Cientista Kids’, uma feira de ciências municipal”.
APRENDIZADO LÚDICO
De acordo com Pablo, com a ‘gamificação’, sentiu-se a necessidade da inclusão do inglês na grade curricular. É o ‘Guara Kids’. Alunos das quintas série têm essa disciplina. Isso para se ter uma ideia dos outros projetos em desenvolvimento na rede municipal de ensino, há outros outros se integram aos já citados.
Um deles é Guará Code, que é um projeto de iniciação na área de codificação. “As crianças trabalham as atividades tanto plugadas quanto ‘desplugadas’, ou seja, com os equipamentos tecnológicos e sem esses equipamentos”. Outro, conforme o secretário, é o Educatech que vai promover o I Guará Gamer com data ainda a definir.
Uma parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) levou 55 professores à Expoingá no último fim de semana. Tratava-se do Manna, o maior ecossistema de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Internet das Coisas (IoT) e Robótica do Paraná. Também um dos maiores do Brasil. Os temas de pesquisa envolveram, além da IoT e da Robótica, a Internet dos Drones (IoD), a Interface Cérebro Computador (ICC), a Inteligência Artificial (IA), Ambientes e Coisas Inteligentes, a Computação Urbana e os Jogos.
Conforme Pablo, há ainda a Formação em Rede, encontro que vai reunir cerca de três mil pessoas, já na segunda edição. Também haverá a entrega ainda em maio de impressoras 3D e óculos virtuais nas 44 unidades de ensino do município.
*Veja o vídeo elaborado pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava
Leia outras notícias no Portal RSN.