A Secretaria da Educação e Cultura de Guarapuava se prepara para o retorno às aulas de forma híbrida, a partir do próximo dia 2 de agosto. A decisão se baseia na avaliação do quadro da pandemia, via matriz de risco. Atualmente o município está em Bandeira Amarela. O retorno no formato híbrido significa que o aluno passa uma semana em sala de aula e na semana seguinte fica em casa, com aula de forma virtual.
De acordo com o prefeito Celso Góes, os cuidados com a pandemia criaram um ambiente favorável para propor o retorno seguro. “Estudamos durante meses o formato mais adequado. Os debates indicam que a forma e o momento é este”. Até a semana passada ocorreram reuniões de ajuste do formato. Participaram o corpo técnico da Secretaria de Educação e o Sindicato dos Servidores Municipais.
Conforme a Prefeitura, muitos municípios e o próprio governo estadual já adotaram o formato híbrido. A Secretaria de Educação organiza a partir desta quinta (15) até o dia 20, a última etapa do processo: a Consulta Pública. Desse modo, pais ou responsáveis dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino poderão opinar. A consulta será on-line.
CONSULTA PÚBLICA
Segundo o secretário da Educação, Pablo Almeida, o resultado vai possibilitar o planejamento. “Conforme a estrutura física de cada escola e a logística da distribuição da merenda escolar para que o retorno aconteça da forma segura”. Assim, o retorno às aulas no formato híbrido, só ocorrerá se houver concordância dos pais ou responsáveis.
Por fim, serão disponibilizados meios para que pais ou responsáveis se manifestem. O objetivo é atender o maior número de pessoas, por meio dos links disponíveis a partir de 15/07.
Leia outras notícias no Portal RSN.