A administração municipal de Reserva do Iguaçu comemora o avanço na média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Se em 2019 o município lamentava a média de 4,6, dois anos depois (2021) subia para 5,0. Mas neste ano a média relativa a 2023 saltou para 6,3. Esse mesmo índice foi registrado em Guarapuava.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, desde o início de 2021, a realidade dos alunos vem sendo modificado. Há a execução de reformas e manutenção escolas municipais, melhorando o ambiente escolar. Projetos de robótica, jogos lúdicos e intelectivos passaram a integrar o cotidiano dos estudantes na sala de aula. Conforme a Educação, o município possui quatro escolas municipais. Destas, uma fica na sede, outra na Vila Copel e nas comunidades de São Sebastião e Santa Luzia. No total, cerca de 700 alunos frequentam o ensino fundamental. A Escola Monteiro Lobato, na Vila Copel, a partir deste ano, conta com ensino integral.
A valorização dos professores municipais está presente na equivalência ao Piso Nacional do Magistério. Outro cuidado, conforme a Secretaria de Educação, além da “comprovada qualidade de ensino” é com a merenda. São gastos cerca de R$ 50 mil por mês.
NO PARANÁ
O Paraná tem a melhor educação do Brasil tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental. É o que apontam os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.
Entre 2021 e 2023, o Paraná aumentou a nota de de 4,8 para 4,9 no ensino médio, o que inclui as escolas públicas, sob gestão do Governo do Estado. Assim como as escolas privadas e institutos federais. Com isso, o Estado manteve a liderança nacional alcançada em 2021, permanecendo à frente de Goiás e do Espírito Santo, ambos com nota 4,8. A média nacional é de 4,3.
Leia outras notícias no Portal RSN.