22/08/2023
Educação

Educadoras se revoltam com exclusão do rateio do Fundeb. Prefeito paga com outra verba

imagem-3844

Guarapuava – Educadoras que prestam serviços no município, principalmente, nos Centros Municipais de Educação Infantil, prometem lotar as dependências da Câmara de Vereadores na sessão desta segunda-feira, dia 16.
Em contato com a Rede Sul de Notícias na manhã de hoje, as educadoras reclamaram da falta de repasse do recurso do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico, o Fundeb. “Nós nunca recebemos esse dinheiro cujo valor proposto pelo governo federal é de R$ 950,00. Esse é um direito nosso o qual não estamos tendo acesso”, afirmou uma das 70 educadoras existentes no município. Ela pediu para não ser identificada por temer possíveis represálias.
Durante a semana passada a Secretaria Municipal de Educação por intermédio da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura anunciou o rateio de mais de R$ 1 milhão, mas o Departamento Administrativo da Secretaria de Educação do Município confirmou à Rede Sul de Notícias na manhã de hoje que as educadoras nunca receberam esse repasse e vão continuar não recebendo porque não tem direito.
Um funcionário do setor e que pediu para não ter seu nome divulgado informou que o rateio será feito apenas entre diretores, supervisores, orientadores e outros professores que possuem cargos de confiança. “Essa foi a determinação do prefeito (Fernando Ribas Carli)que, inclusive, está pagando com outra verba. O dinheiro para esse rateio não é oriundo do Fundeb”, confirmou.
Disse também que neste ano a Prefeitura vai abrir um concurso público para a contratação de educadores e que a partir desse fato será feita uma nova lei que possibilitará a inclusão dos educadores no rateio do Fundeb.
“Por enquanto os atuais educadores não tem esse direito porque não se enquadram na lei”, ratificou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.