Egresso de Agronomia pela Unicentro tem TCC reconhecido no estado

Segundo Leonardo, o tema do trabalho é a seleção assistida por marcadores moleculares no melhoramento genético da soja

Egresso de Agronomia pela Unicentro tem TCC reconhecido no estado (Imagem: Coorc Unicentro)

O TCC de um aluno de Agronomia da Unicentro teve destaque estadual. De acordo com a universidade, o trabalho mereceu o prêmio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR). Conforme o órgão, cerca de 140 acadêmicos se habilitaram.

De acordo com o Crea, a avaliação ocorre em oito categorias. Assim, o agrônomo Leonardo Anderle venceu na ‘Agronomia’. Segundo ele, o professor Jackson Kawakami orientou a pesquisa.

Conforme Leonardo, o tema tratou da seleção assistida por marcadores moleculares.O foco está no melhoramento genético da soja. “Os marcadores moleculares são uma ferramenta do melhoramento genético. Permite selecionar as características de interesse de uma planta com base no genoma dela”.

No caso do agrônomo, o interesse versou sobre resistência à ferrugem asiática da soja. Essa doença causa perdas enormes na cultura, diz o pesquisador. “Trabalhei em parte do processo de criação do marcador molecular. Ele identifica um dos sete genes de resistência à ferrugem, que está localizado no cromossomo 3 da soja”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ÚLTIMO DIA

Inscrições para a fila única dos CMEIs encerram hoje (3) em Bituruna

RECONHECIMENTO

Campo Real recebe nota máxima do Ministério da Educação

VAMOS ESTUDAR?

Senac oferece cursos técnicos na área da enfermagem em Guarapuava

Comentários