22/08/2023
Política

Eleição do DCE da Unicentro no dia 25 está mantida, diz Comissão Eleitoral

A  divulgação do teor do  Ofício Circular que exigia o cancelamento das eleições do DCE (Diretório Central do Estudantes)  na Unicentro incomodou a Comissão Eleitoral, que se manifestou contra as declarações contidas no documento entregue à REDE SUL DE NOTÍCIAS. De acordo com Marieli Rosa, membro da comissão, o ex-membro do DCE, Dionathan Ianuch, tomou uma atitude isolada por não mais ter apoio da base estudantil. A chapa situacionista foi impugnada por não apresentar a documentção exigida para concorrer ao pleito e não recorreu da decisão junto a Comissão Eleitoral. 

De acordo com Marieli,  o ex-membro não possui mais poderes de decisão já que o Estatuto Eleitoral prevê que tão logo a comissão eleitoral seja composta, automaticamente, a diretoria do DCE é dissolvida. "A comissão eleitoral está baseada no regimento eleitoral, no estatuto e fundamentada e legitimada pelo Conselho de Entidades de base no qual fazem parte a base estudantil", pontua. "O regulamento que prevê a dissolução da Diretoria foi aprovado em reunião do CEB (composto pelos Centro Acadêmicos) com a concordância do agora ex-presidente do DCE. Quem assume a gestão da entidade neste período é o CEB , que inclusive é quem determina o calendário eleitoral", ressalva Marieli.

Além disso, Marieli conta que foi feita uma contra-carta em reposta ao ofício divulgado pelo ex-membro da diretoria de 2012. Na carta é exposto que Ianuch não teria cumprido uma série de pontos do estatuto como respeitar a autonomia das entidades de base e apresentar carta de desistência ou afastamento ao ficar longe da diretoria.

De acordo com a acadêmica, as eleições acontecerão normalmente na quinta-feira, dia 25, das 9h às 22h30. Os acadêmicos que forem votar devem levar seu R.A (registro acadêmico) ou atestado de matrícula junto do seu RG (ou documento com foto).

MATÉRIA RELACIONADA 

Presidente em exercício cancela eleições do DCE na Unicentro

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo