Desde as 8h desta quinta (25) advogados da OAB em Guarapuava, aptos a votar nas eleições da OAB escolhem os novos representantes da entidade. Além disso, advogados em todo o Paraná escolhem os favoritos. Em Guarapuava, dos mais de mil advogados, cerca de 750 estão aptos a votar.
De acordo com a subseção, a estimativa é de que cerca de 200 já votaram. Conforme o processo eleitoral, duas chapas concorrem ao pleito. A primeira delas vem liderada pela atual presidente, Maria Cecília Saldanha. A outra tem como candidato à presidência, Jair Gavino.
Já para a OAB estadual três chapas disputam os votos dos advogados. De um lado, Marilena Winter, atual vice-presidente da entidade. Ela surge como a primeira mulher a concorrer à presidência da entidade estadual. Na oposição, dois candidatos tentam quebrar a hegemonia da chapa ’11 de Agosto’. Essa chapa não é derrotada desde 1970. Entretanto, na oposição, surge Marcelo Trindade, da chapa ‘Algo Novo’. Além ‘Artigo 5° com Romulo Quenehen.
De acordo com o processo eleitoral, haverá a escolha para os cargos do conselho seccional e diretoria. Assim como para conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR). Além das diretorias das 49 subseções ou conselhos subseccionais.
É importante lembrar que o prazo para votação encerra às 18h. Conforme a OAB de Guarapuava, a expectativa é de que até as 19h30 o resultado já seja divulgado.
PROJETO PILOTO
Conforme a OAB Paraná, cinco seccionais adotaram a votação ‘on-line’ para o pleito. Trata-se de projeto piloto proposto pela OAB-PR no Conselho Federal.
“Os primeiros resultados mostram sucesso na experiência. Há índices recordes de comparecimento. Assim sendo, no Rio Grande do Sul, na segunda (22), 86% dos votantes participaram do pleito”. De acordo com as informações, esse índice é semelhante aos registrados no Distrito Federal. E também no Maranhão.
Por fim, a seccional de Santa Catarina também está usando o voto digital nas eleições que transcorrem hoje, como no Paraná.
Leia outras notícias no Portal RSN.