A partir de 1° de janeiro de 2021 a Câmara de Vereadores de Guarapuava estará renovada. De acordo com o resultado das eleições deste domingo (15), 11 novos vereadores ocuparão as cadeiras. Entretanto, 10 dos atuais vereadores estarão de volta.
Conforme a somatória dos votos, o ‘Podemos’, que estreou nas eleições neste ano, contará com a maior bancada. Assim, o partido que tem como presidente estadual o prefeito Cesar Silvestri Filho, elegeu cinco representantes. Além dessa conquista, o ‘Podemos’ tem dois campeões de voto. O professor Pablo, o mais votado (1.824) e Paulo Lima (1.729). Além deles, a bancada terá também Bruna Sptizner (1.269) e Nego Silvo (1.198), eleitos pela primeira vez. O único reeleito é João do Napoleão (1.368).
Em seguida está o ‘Cidadania’, sigla que elegeu o prefeito Cesar Góes, com três vereadores, todos reeleitos: Márcio Carneiro (1.418); Celso Costa (1.414) e Vardinho (1.368). Já o PT conseguiu ‘emplacar’ duas mulheres, com a reeleição da Professora Terezinha ( 1.516) e Cristina Wainer (624).
OUTROS PARTIDOS
De acordo com as urnas, o PSL também elegeu dois vereadores. Assim, Rodrigo Crema retorna ao Legislativo com 913 votos; enquanto Wilson Anciuti legislará pela primeira vez ao obter 977 votos. Já o Republicano também conseguiu eleger dois representantes. Assim sendo, Pedro Moraes conquistou a reeleição com 1.565 votos e o Prof. Saulo entrou com 764.
Também com dois vereadores estará o Solidariedade com a reeleição de Gilson da Ambulância (1.245) e Joel Barbosa (1.241). Esse mesmo feito teve o DEM, com a confirmação do já vereador Marcelinho (1.136) e a estreia de Sidão Oreiko (932). Entretanto o PDT fica com apenas a reeleição de Dognei, enquanto o MDB ressurge com a eleição da Professora Bia e o DC conquista a primeira vaga com Cristóvão da Cruz.
TENDÊNCIA
Com a nova composição da Câmara, o prefeito eleito, Celso Góes terá a bancada majoritária. De acordo com a nova conjuntura, são cinco vereadores do Podemos, mais três do Cidadania. Além de outros dois do PSL, um do PDT (Dognei), e um do Republicano. Embora Pedro Moraes tenha sido eleito pelo partido que tinha candidatura majoritária, no atual mandato apoia o prefeito Cesar Filho. Numa primeira avaliação, a bancada situacionista terá 12 dos 21 vereadores eleitos.
Leia outras notícias no Portal RSN.