Os eleitores de Londrina, no norte do Paraná, têm até esta terça-feira (20) para fazer o agendamento do cadastramento biométrico para as eleições de 2014. O procedimento deve ser realizado através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
De acordo com a Justiça Eleitoral, todos os eleitores em situação regular ou liberada no cadastro eleitoral inscritos, ou que tenham o título transferido para a cidade são obrigados a fazer o recadastro. Quem não o fizer poderá ter o título cancelado.
O eleitor que não cumprir o prazo deve comparecer diretamente no Fórum Eleitoral da cidade, localizado na Avenida Governador Parigot de Souza, 231 – Centro Cívico. Para efetuar o recadastramento é necessário apresentar comprovante de residência, título eleitoral, e documento oficial de identificação. Uma foto será tirada durante o recadastramento, e também servirá para comprovação da identidade na hora do voto.
A biometria foi utilizada pela primeira vez no Paraná em 2008 no município de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, em uma espécie de “teste” do sistema. Em 2012 foi a vez de a capital contar com a identificação pelas digitais, após um recadastramento obrigatório realizado pela maior parte dos eleitores.
De acordo com a juíza eleitoral Carmen Lúcia Ramajo, a principal vantagem do sistema é a eficiência na identificação do eleitor. “A partir do momento em que ele é identificado na urna pelas suas digitais, não há mais a menor possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, seja por má-fé ou por engano, porque ele vai ser identificado pelas digitais dos dedos".