Em 24h, Guarapuava registra 71 novos casos de covid-19

O total de confirmações se aproxima de 3 mil casos, com 2.924. Além disso, 828 casos são ativos, ou seja, tem alta chance de contaminação

Em 24h, Guarapuava registra 71 novos casos de covid-19 (Imagem: Reprodução/Pixabay)

Nesta segunda (30), Guarapuava confirmou 71 novos casos de covid-19. Desse modo, se aproximando dos 3 mil confirmados, com 2.924 confirmações até agora. Além disso, 828 destes casos estão ativos. Ou seja, tem maior chance de contaminação.

A Saúde também registrou 2.064 pacientes recuperados. Já os casos investigados correspondem a 309 no município. E a Saúde já descartou 5.117 casos. Por fim, 32 pessoas já morreram pela doença.

(Imagem: Ascom/Secretaria Municipal de Saúde)

FISCALIZAÇÃO

Desde a publicação do decreto 8305/2020, na última quinta (26), foram fiscalizados mais de 40 locais no período noturno, entre estabelecimentos e festas particulares. Sendo efetuados seis autos de infração no valor de R$ 5 mil,  interditados três locais e interrompida uma confraternização. Para ampliar o alcance, a fiscalização é dividida por Regiões, indo da área central até os bairros e distritos, incluindo as propriedades rurais. Participam das ações os agentes de fiscalização da prefeitura, policiais militares e guardas municipais.

De acordo com a fiscal tributária Joeci Aparecida de Lima, a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar é fundamental para o apoio da fiscalização. “Oferecendo suporte e garantindo a segurança e a ordem. Principalmente, porque em algumas situações existe o desrespeito e até a agressividade contra a equipe que também é composta por mulheres”.

Ao todo, durante a pandemia, já foram feitas mais de 100 notificações, cerca de 70 autos de infração e 20 interdições. Conforme o prefeito Cesar Silvestre Filho, o alerta epidemiológico é justamente para reforçar as restrições e as medidas de enfrentamento, incluindo a fiscalização. Isso para que a doença não avance e leve à sobrecarga do sistema de saúde.

Além da colaboração dos comerciantes, contamos principalmente com o comprometimento da população que tem enfrentado com responsabilidade esse momento difícil. Não podemos abandonar as medidas preventivas e promover aglomerações em estabelecimentos e residências, situações  com maior risco de contaminação.

(Foto: Secom/Prefeitura Municipal de Guarapuava)

NOVO DECRETO

Em live na tarde dessa quinta (26), o prefeito Cesar Filho informou sobre um novo decreto com medidas de contenção à doença. Conforme o prefeito, está proibida a aglomeração de pessoas; eventos sociais que não estejam previamente agendados no Setor de Fiscalização Municipal. “Vamos também ampliar a fiscalização e punir severamente quem desobedecer as normas”. Essa restrição vale principalmente para festas domésticas. A desobediência terá multa de R$ 5 mil. As denúncias podem ser feitas diariamente pelo telefone 156, das 8h às 22h e pelo link da ouvidoria do município que você acessa, clicando aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

BOLETIM COVID

Saúde de Guarapuava já contabiliza mais de 1.100 casos de covid-19 em janeiro

EDUCAÇÃO

PR é exemplo de prevenção na aplicação da prova do Enem, diz ministro da Educação

INÍCIO DE VACINAÇÃO

Enfermeira é a primeira a receber a vacina no Brasil

Comentários