22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Ação ambiental compensatória inicia o plantio de 250 árvores

Como medida compensatória, a Energisa iniciou o plantio de 250 árvores em Guarapuava. A Secretaria de Meio Ambiente acompanhou a ação

Plantio-de-arvores-04-scaled

O plantio ocorreu nesta semana em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Uma ação desenvolvida entre e a prefeitura de Guarapuava e a Energisa está levando ‘reforços’ para as áreas verdes da cidade. Como medida compensatória, a empresa provedora de energia elétrica do município fez o plantio de 26 mudas, nessa terça (12), no antigo Ginásio do Trianon.

O secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo explicou que para fazer o licenciamento de rede de transmissão de energia elétrica, a Energisa precisou cortar 25 árvores. “A autorização foi concedida pelo Instituto Ambiente do Paraná (IAP), com o compromisso de que para cada árvore cortada, outras 10 seriam plantadas como medida compensatória. Enquanto Secretaria de Meio Ambiente, auxiliamos orientando sobre a áreas para plantio, que nessa semana, ocorreu no primeiro ponto que sugerimos”.

META

Conforme a secretaria, a meta é plantar 250 árvores de ipês roxos e coelreutérias, em vários pontos do território urbano, até o final do inverno. Além disso, entre os pontos que receberão o plantio, também está a avenida Vereador Rubens de Siqueira Ribas, na saída para o Jordão. Segundo as determinações do IAP, o plantio destas espécies é adequado para o perímetro urbano.

Ao todo serão plantadas 250 árvores (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O gestor de vendas da Energisa, Reinaldo Juliani afirmou que a empresa preza pelo meio ambiente em todas as áreas em que atua. “Com a ampliação das linhas de transmissão, assumimos um compromisso ambiental, reafirmando nosso comprometimento institucional com o ambiente em que vivemos. Nosso engenheira ambiental elencou as espécies, para atender os critérios do IAP”.

Em Guarapuava, outras medidas compensatórias preenchem a arborização da cidade. Em 2017, por exemplo, a concessionária Ecocataratas também atuou com o plantio de quatro mil espécies de árvores, agora enraizadas, no Parque das Árvores.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.